Zika e microcefalia no Facebook da Fiocruz: a busca pelo diálogo com a população e a ação contra os boatos sobre a epidemia

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.29397/reciis.v14i1.1792

Mots-clés :

Comunicação e saúde, Divulgação científica, Zika, Microcefalia, Facebook.

Résumé

Este artigo analisa a abordagem da epidemia de zika e microcefalia pela página da Fundação Oswaldo Cruz no Facebook entre maio de 2015 e maio de 2016. Seguindo procedimentos da análise de conteúdo, destacamos características das postagens sobre o tema a partir de sua frequência, enquadramento, formato e engajamento. Também analisamos qualitativamente parte dos comentários das postagens de maior engajamento. Os resultados mostram o destaque recebido pelo tema na página e evidenciam a priorização do enfoque científico e político-institucional, o emprego da ciência para conferir credibilidade aos conteúdos e a popularidade das postagens sobre boatos junto ao público. Constatou-se, ainda, pouca interação por parte da Fiocruz e pequena variação dos formatos empregados nas postagens, com priorização de recursos tradicionais.

Bibliographies de l'auteur

Paloma da Silva Barreto, Fundação Oswaldo Cruz, Casa de Oswaldo Cruz, Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ

Graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Luís de Amorim, Fundação Oswaldo Cruz, Casa de Oswaldo Cruz, Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ

Mestrado em Comunicação, Ciência e Mídia pela Fundação Oswaldo Cruz.

Marcelo Pereira Garcia, Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ

Mestrado em Informação e Comunicação em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz.

Carla Almeida, Fundação Oswaldo Cruz, Casa de Oswaldo Cruz, Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ

Doutorado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publiée

2020-03-31

Comment citer

Barreto, P. da S., Amorim, L. de, Garcia, M. P., & Almeida, C. (2020). Zika e microcefalia no Facebook da Fiocruz: a busca pelo diálogo com a população e a ação contra os boatos sobre a epidemia. Revue De La Communication, De l’Information Et De l’Innovation En Santé, 14(1). https://doi.org/10.29397/reciis.v14i1.1792

Numéro

Rubrique

Dossiê Fake news e saúde