As narrativas jornalísticas sobre o sofrimento estudantil e a medicalização da universidade

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DOI :

https://doi.org/10.29397/reciis.v14i3.2083

Mots-clés :

Saúde mental, Medicalização, Universidade, Jornalismo, Sofrimento.

Résumé

Este artigo investiga como a imprensa brasileira apresenta ao público a questão do sofrimento psíquico e do adoecimento mental de estudantes universitários. Para tanto, foi selecionado um corpus composto por 53 matérias jornalísticas obtidas nos principais veículos online do Brasil sobre o tema da saúde mental na universidade, no período de 2017 a 2019. Os textos foram analisados no sentido de identifiar padrões nos modos de narrar o sofrimento estudantil, qual é o perfi dos estudantes que protagonizam as matérias, quem são os profisionais e especialistas autorizados a opinar sobre o tema e a partir de quais dados e saberes as reportagens fundamentam suas informações. O estudo indica que o sofrimento estudantil é codifiado a partir da perspectiva da medicalização e poucas são as referências ao contexto socioeconômico e político no qual o mal-estar é gerado.

Biographie de l'auteur

Henrique Moreira Mazetti, Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Comunicação Social. Viçosa, MG,

Doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publiée

2020-09-29

Comment citer

Mazetti, H. M. (2020). As narrativas jornalísticas sobre o sofrimento estudantil e a medicalização da universidade. Revue De La Communication, De l’Information Et De l’Innovation En Santé, 14(3). https://doi.org/10.29397/reciis.v14i3.2083

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