Mediação cultural e de leitura na formação do bibliotecário biblioterapeuta
DOI :
https://doi.org/10.29397/reciis.v15i3.2134Mots-clés :
Mediação cultural, Mediação de leitura, Biblioterapia, Saúde mental, Formação profissional do bibliotecário.Résumé
O presente artigo visa fazer uma reflexão acerca da formação do bibliotecário na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) como profissional apto para o exercício da mediação cultural e de leitura, bem como da biblioterapia. Tomando como base os conceitos de mediação cultural de Edmir Perrotti e de mediação de leitura de Michèle Petit, o trabalho debruça-se sobre a grade curricular do perfil 0406 do Bacharelado em Biblioteconomia e analisa a distribuição do conteúdo programático, das competências e das cargas horárias e como a formação cultural e biblioterapêutica do discente está sendo tratada em relação à percepção de sua importância sociocultural dentro da atuação profissional.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.