Avaliação da qualidade dos vídeos sobre câncer de mama mais visualizados no YouTube: relevância para promoção da saúde da mulher

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.29397/reciis.v15i3.2342

Mots-clés :

Medicina preventiva, Redes sociais online, Comunicação em saúde, Internet, Doença crônica não-transmissível.

Résumé

O câncer de mama é uma das principais enfermidades que acomete a saúde das mulheres no mundo e as estratégias destinadas à melhoria do acesso das mulheres às informações sobre prevenção são fundamentais. O objetivo do estudo apresentado neste artigo foi avaliar a qualidade de vídeos relacionados ao tema do câncer de mama. A busca dos vídeos ocorreu a partir da palavra-chave ‘câncer de mama’ na plataforma YouTube. Os dados referentes às informações de cunho técnico foram obtidos por meio da análise das informações contidas na descrição dos vídeos e, posteriormente, foi realizada sua análise de conteúdo. Para serem analisados, foram extraídos os 200 primeiros vídeos mais vistos. A maioria (72%) e aqueles com intuito de divulgar conteúdo informativo ao leigo (73%) e com foco na prevenção secundária (71,5%) são considerados ruins ou péssimos (53%). Conclui-se, que o YouTube se apresenta como uma ferramenta limitada a ser utilizada no processo de educação de mulheres visando ao controle do câncer de mama.

Bibliographies de l'auteur

Larissa Silveira Carvalho Villa, Universidade Cesumar, Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde. Maringá, PR

Mestrado em Promoção da Saúde pela Universidade Cesumar.

Alex Del Cerro Mello, Universidade Cesumar, Curso de Medicina. Maringá, PR

Graduando em Medicina pela Universidade Cesumar.

José Vicente Gonçalves, Universidade Cesumar, Instituto Cesumar de Ciência Tecnologia e Inovação. Maringá, PR

Mestrado em Estatística pela Universidade Federal de Brasília.

Tânia Maria Gomes da Silva, Universidade Cesumar, Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde. Universidade Cesumar, Instituto Cesumar de Ciência Tecnologia e Inovação. Maringá, PR

Doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná.

Marcelo Picinin Bernuci, Universidade Cesumar, Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde. Universidade Cesumar, Instituto Cesumar de Ciência Tecnologia e Inovação. Maringá, PR

Doutorado em Fisiologia pela Universidade de São Paulo.

Téléchargements

Publiée

2021-08-31

Comment citer

Villa, L. S. C., Mello, A. D. C., Gonçalves, J. V., Gomes da Silva, T. M., & Bernuci, M. P. (2021). Avaliação da qualidade dos vídeos sobre câncer de mama mais visualizados no YouTube: relevância para promoção da saúde da mulher. Revue De La Communication, De l’Information Et De l’Innovation En Santé, 15(3). https://doi.org/10.29397/reciis.v15i3.2342