Uso da tecnologia no ensino em saúde – perspectivas e aplicabilidades

Auteurs

  • Francisco Theogenes Macêdo Silva Centro Universitário Christus, Curso de Medicina. Fortaleza, CE https://orcid.org/0000-0003-2290-4222
  • Marcos Kubrusly Centro Universitário Christus, Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais. Fortaleza, CE https://orcid.org/0000-0002-4414-8109
  • Kristopherson Lustosa Augusto Centro Universitário Christus, Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais. Fortaleza, CE, Brasil. Universidade de Fortaleza, Curso de Medicina. Fortaleza, CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Clínica. Fortaleza, CE https://orcid.org/0000-0001-9254-9129

DOI :

https://doi.org/10.29397/reciis.v16i2.2439

Mots-clés :

Tecnologia da Informação e Comunicação, Formação em saúde, Ensino médico, Educação à distância, Covid-19.

Résumé

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), inseridas também na saúde, podem promover ganho substancial ao ensino da área, fornecendo recursos didáticos adicionais, relevantes aos docentes, principalmente em períodos de pandemia, quando várias instituições necessitarão desenvolver meios tecnológicos emergenciais para a aprendizagem (Emergency Remote Teaching – ERT). O artigo, através de revisão narrativa, objetiva rever o uso das tecnologias na saúde e no ensino médico, bem como discutir sobre as perspectivas existentes no mundo pós-pandemia. Nesse conceito, o ensino on-line assume importância estratégica, permitindo uma modalidade educacional flexível, aberta e interativa, favorecendo o ensino colaborativo, não esquecendo alguns contrapontos, tais como a disponibilidade do acesso e a sobrecarga cognitiva (“fadiga zoom”). A crise pandêmica atual trouxe, além da adoção de tecnologias, a possibilidade de modernizar o ensino como um todo, melhorando a eficiência e tornando a experiência acadêmica mais reflexiva, através de um ensino híbrido, presencial e virtual.

Bibliographies de l'auteur

Francisco Theogenes Macêdo Silva, Centro Universitário Christus, Curso de Medicina. Fortaleza, CE

Mestrado em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais pelo Centro Universitário Christus.

Marcos Kubrusly, Centro Universitário Christus, Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais. Fortaleza, CE

Doutorado em Nefrologia pela Université Paris Descartes, Paris V.

Kristopherson Lustosa Augusto, Centro Universitário Christus, Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais. Fortaleza, CE, Brasil. Universidade de Fortaleza, Curso de Medicina. Fortaleza, CE, Brasil. Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Clínica. Fortaleza, CE

Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo.

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Publiée

2022-06-30

Comment citer

Silva, F. T. M., Kubrusly, M., & Augusto, K. L. (2022). Uso da tecnologia no ensino em saúde – perspectivas e aplicabilidades. Revue De La Communication, De l’Information Et De l’Innovation En Santé, 16(2). https://doi.org/10.29397/reciis.v16i2.2439