SuperSUS como recurso para inovar a comunicação em saúde
DOI :
https://doi.org/10.29397/reciis.v17i1.3388Mots-clés :
Comunicação e saúde, Jogos de vídeo, Educação em saúde, Promoção da saúde, Sistema Único de SaúdeRésumé
Considerando que o conhecimento do direito à saúde de toda a população deve ser estimulado no público jovem com a finalidade de fortalecer as políticas públicas dessa área, este artigo baseia-se em uma pesquisa que buscou analisar o potencial do jogo SuperSUS, por meio de sua utilização por jovens de escolas públicas, como recurso para atingir esse objetivo. A pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, foi realizada em duas escolas estaduais da Região Nordeste do Brasil, no período de agosto de 2019 a março de 2020. Seus resultados desvelaram a posteriori cinco categorias temáticas e 11 subcategorias, que destacam elementos do SuperSUS que facilitam a comunicação acerca do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram evidenciados os limites e as possibilidades do uso do jogo SuperSUS para fortalecer o Sistema Único de Saúde como política pública. Em suma, ele se mostrou dialógico, interativo e elementar para a aquisição de conhecimentos, pelo público jovem, acerca da saúde e das práticas de comunicação necessárias para o seu fortalecimento, confirmando assim que as tecnologias digitais como os serious games podem contribuir para o êxito desse processo.
Références
ALBARADO, Adria Jane; PRADO, Elizabeth Jesus; MENDONÇA Ana Valéria Machado. Um, dois, três – gravando: as campanhas audiovisuais do Ministério da Saúde sobre dengue, chikungunya e zika de 2014 a 2017. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 75-89, 2019. DOI: https://doi.org/10.29397/reciis.v13i1.1596. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1596. Acesso em: 4 dez. 2022.
AMELIA, Vivi Leona; SETIAWAN, Agus; SUKIHANANTO, S. El juego de mesa como medio educativo para el conocimiento sobre la prevención del dengue en niños en edad escolar. Enfermería Global, Murcia, v. 18, n. 56, p. 254-272, 2019. DOI: https://dx.doi.org/10.6018/eglobal.18.4.336611. Disponível em: https://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1695-61412019000400009&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 5 dez. 2022.
ARAÚJO, Inesita Soares de; CARDOSO Janine Miranda. Comunicação e saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2007.
ARAÚJO, Inesita Soares de; CARDOSO Janine Miranda; MURTINHO, Rodrigo. A comunicação no Sistema Único de Saúde: cenários e tendências. Revista ALAIC, São Paulo, v. 6, n. 10, p. 104-115, 2010. Disponível em: https://saudeamanha.fiocruz.br/wp-content/uploads/2017/03/A-Comunicac%CC%A7a%CC%83o-no-sistema-de-Sau%CC%81de-cena%CC%81rios-e-tende%CC%82ncias.pdf. Acesso em: 1 mar. 2023.
BOGOST, Ian. Persuasive games: the expressive power of videogames. Cambridge (MA): Boston Review, 2007.
BRASIL. [Constituição Federal (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Presidência da República, [2023]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 6 mar. 2023.
BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, [s. l.], v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006.
CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Petrópolis: Vozes; 2017.
CAMPOS, Gastão Wagner de Souza. SUS: o que e como fazer? Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 23, n. 6, p. 1707-1714, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232018236.05582018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/ZPyBXcTXwZvLh5H9PDzvxpn/?lang=pt. Acesso em: 6 mar. 2023.
CARDOSO, Janine Miranda; ROCHA, Rogério Lanes. Communication interfaces and challenges in the Brazilian unified health system. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 23, n. 6, p. 1871-1879, Rio de Janeiro, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232018236.01312018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/pTXBdCDZGJGbpX93xQd3gGK/?lang=pt. Acesso em: 6 mar. 2023.
CONSERVA, Alinne Martins et al. Participação social na construção do SUS: uma análise à luz da experiência brasileira. Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário, Brasília, DF, v. 3, n. 2, p. 101-109, 2014. DOI: https://doi.org/10.17566/ciads.v3i2.13. Disponível em: https://www.cadernos.prodisa.fiocruz.br/index.php/cadernos/article/view/13. Acesso em: 4 dez. 2022.
CORIOLIANO-MARINUS, Maria Wanderleya de Lavor et al. Comunicação nas práticas em saúde: revisão integrativa da literatura. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 23, n. 4, p. 1356-1369, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12902014000400019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/v4qzCcwMMwyyz5TtztQ9sMg/?lang=pt. Acesso em: 6 mar. 2023.
DJAOUTI, Damien et al. Origins of serious games. In: MA, Minhua; OIKONOMOU, Andreas; JAIN, Lakhmi C. (ed.). Serious games and edutainment applications. Londres: Springer London, 2011. p. 25-43. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4471-2161-9. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-1-4471-2161-9_3. Acesso em: 1 mar 2023.
JUUL, Jesper. Half-real: Introduction. In: JUUL, Jesper. Half-Real: video games between real rules and fictional worlds. Cambridge: Bluncher, 2005. p. 1–22.
LAPLANA, Joan Pons. BJN Awards 2019: innovation runner up: creating a staff flu vaccination game. British Journal of Nursing, Londres, v. 28, n. 15, p. 1032-1034, 2019. DOI: https://doi.org/10.12968/bjon.2019.28.15.1032. Disponível em: https://www.magonlinelibrary.com/doi/abs/10.12968/bjon.2019.28.15.1032. Acesso em: 3 mar. 2023.
LEVY, Sidney J. The evolution of qualitative research in consumer behavior. Journal of Business Research, Athens (GA), v. 58, n.3, p. 341-347, 2005. DOI: https://doi.org/10.1016/S0148-2963(03)00107-3. Disponível em: https://experts.arizona.edu/en/publications/the-evolution-of-qualitative-research-in-consumer-behavior. Acesso: 3 mar. 2023.
MARTINS, Poliana Cardoso et al. De quem é o SUS? Sobre as representações sociais dos usuários do Programa Saúde da Família. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, p. 1933-1942, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232011000300027. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/gSs8LMFXxF3k6h9whJJMqXP/?lang=pt. Acesso em: 3 mar. 2023.
PASQUIM, Heitor Martins; LACHTIM, Sheila Aparecida Ferreira; SOARES, Cassia Baldini. Conteúdo sobre drogas em jogos para dispositivos móveis. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 53, p. e03520, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S1980-220X2018039403520. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/vdjbx9bnkyxRgXwQZNqw7PJ/?lang=pt. Acesso em: 3 mar. 2023.
PERUZZO, Cecília Krohling; ESCUDERO, Manuel Chaparro; VILLANUEVA, Erick Torrico. Comunicación Comunitária, políticas y ciudadanía. Revista Latinoamericana de Comunicación, Quito, n. 140, p. 33-42, 2019. Disponível em: https://revistachasqui.org/index.php/chasqui/article/view/3994/3111. Acesso em: 6 mar. 2023.
REIGADA, Carolina Lopes de Lima; ROMANO, Valeria Ferreirão. O uso do SUS como estigma: a visão de uma classe média. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 28, n. 3, p. 1-20, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73312018280316. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/6mk4Hsqvwf9kKcdfKFKMv6y/abstract/?lang=pt. Acesso em: 1 mar. 2023.
SILVA, Gabriela Martins; RASERA, Emerson Fernando. A construção do SUS-problema no jornal Folha de S.Paulo. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, p. 61-76, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-59702013005000012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/39MMgrRqVhbvWsVFzNzQ4hN/?lang=pt. Acesso em: 6 mar. 2023.
SILVA, Laianna Victoria Santiago; TANAKA, Patrícia Sayuri de Lima; PIRES, Maria Raquel Gomes Maia. BANFISA e (IN)DICA-SUS na graduação em saúde: o lúdico e a construção de aprendizados. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília (DF), v. 68, n. 1, p. 124-130, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167.2015680117p. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/ggsMBbWbBqknHLvxydR73Dq/?lang=pt. Acesso em: 3 mar. 2023.
SOUZA, Luis Eugenio Portela Fernandes de et al. Os desafios atuais da luta pelo direito universal à saúde no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 24, n. 8, p. 2783-2792, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232018248.34462018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/HXCBkzpnQ7LbLKWqvXd3bGt/?lang=pt. Acesso em: 1 mar. 2023.
SHIMIZU, Helena Eri; MOURA, Luciana Melo. As representações sociais do controle social em saúde: os avanços e entraves da participação social institucionalizada. Saúde e Sociedade. São Paulo, v. 24, n. 4, 1180-1192, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12902015136180. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/LGDZHybLgc55gRDSKJvntDJ/?lang=pt#. Acesso em: 25 maio 2022.
UNITED NATIONS. Transforming our world: the 2030 agenda for sustentable development. Genebra: United Nations, 2016. Disponível em: https://sustainabledevelopment.un.org/content/documents/21252030%20Agenda%20for%20Sustainable%20Development%20web.pdf. Acesso em: 3 mar. 2023.
VALENTIM, Juliana Carvalho de Paiva et al. ConheceDOR: the development of a board game for modern pain education for patients with musculoskeletal pain. Brazilian Journal of Pain, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 166-175, 2019. DOI: https://doi.org/10.5935/2595-0118.20190030. Disponível em: https://www.scielo.br/j/brjp/a/8WGRmncsR7J8FfrFSNMh6Dq/?lang=en. Acesso em: 3 mar. 2023;
VASCONCELLOS, Marcelo Simão de; CARVALHO, Flávia Garcia de; MONTEIRO, Juan Puppin. “Jogo do acesso aberto”: desenvolvendo um newsgame para a comunicação e saúde. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 1-12, 2016. DOI: https://doi.org/10.29397/reciis.v10i1.1073. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1073. Acesso em: 1 mar. 2023.
VASCONCELLOS, Marcelo Simão de; CARVALHO, Flávia Garcia de; ARAÚJO, Inesita Soares de. O jogo como prática de saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2018.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Lays Hevercia Silveira de Farias, Marcelo Simão de Vasconcellos, Elainne Christine de Souza Gomes, Islândia Maria Carvalho de Sousa 2023

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.