Uma visão panorâmica do conhecimento construído no âmbito da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano
DOI :
https://doi.org/10.3395/reciis.v7i2.459Mots-clés :
Comunicação e Saúde, Informação Científica e Tecnológica, Inovação em Saúde, Conhecimento, Aleitamento Materno.Résumé
Este artigo assume como pressuposto teórico o fato de ser o conhecimento o elemento que confere conectividade à Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR) e busca compreender as dinâmicas que se estabelecem no que tange a construção e apropriação do conhecimento. Apresenta como objetivo traçar um panorama do conhecimento construído no âmbito da rBLH-BR, a partir dos 860 trabalhos apresentados nos cinco congressos da Rede. Buscou-se identificar as áreas temáticas de maior interesse, a abordagem teórica e metodológica, e o caráter formal e informal. Os trabalhos dedicados à temática Amamentação, em sua dimensão assistencial ou cultural, representaram 68%. A Informação e Comunicação surge com frequência relativa, que oscilou de 0,6% a 2%. A abordagem quantitativa predominou, mas se observa o crescimento de preceitos metodológicos qualitativos. Comportamento, biologia e estatística se misturam na mesma trama, unindo biologia e sociedade, natureza e cultura. A Rede trabalha o conhecimento na perspectiva do híbrido, aliando o conhecimento acadêmico às necessidades provenientes da prática, utilizando canais formais e informais da comunicação científica. Torna-se evidente o quanto a força da Rede se relaciona com sua capacidade de transladar conhecimento e fortalece os laços entre os seus integrantes.
Informações do artigo
Recebido: 16.01.2013
Aceito: 31.05.2013
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.