Enxergar as Fragilidades para Desenvolver as Potencialidades: A educação permanente orienta profissionais de saúde no atendimento da população na contingência do dengue
DOI :
https://doi.org/10.3395/reciis.v7i3.530Mots-clés :
Dengue, Educação Permanente, Profissionais de Saúde, SUS, Unidade Básica de Saúde.Résumé
Mesmo com a quantidade de informações disponíveis, as pessoas continuam sofrendo com o dengue. O objetivo deste trabalho foi efetuar uma avaliação participativa com profissionais, eleger tutores do dengue e implantar um núcleo de educação permanente, visando auxiliar na contingência do dengue numa Unidade Básica de Saúde na cidade do Rio de Janeiro. Fizeram parte do estudo 60 profissionais de saúde que prestam atendimento diretamente à população vulnerável. Os discursos dos sujeitos evidenciam o papel social que eles têm nas relações com a comunidade, formando um elo entre o profissional, o serviço de saúde e a população atendida. Verificamos que essa concepção possibilita uma mudança no cuidado à saúde das pessoas, família e comunidade, passando a ser um cuidado mais voltado para as ações de vigilância à saúde, o que leva à integralidade no cuidado do paciente. Os profissionais passam a entender o lugar da prática na configuração de novos saberes. Concluímos que a educaçãopermanente é uma necessidade fundamental para os profissionais que atuam nesta área. Iniciativas de capacitação da equipe de saúde podem contribuir para detectar pontos conceituais significativos que ainda precisam de atenção para favorecer a melhoria na contingência de doenças que atingem a população brasileira.
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.