Ambiente regulatório de infraestrutura de informações para o acesso à informação científica: apontamentos acerca da distribuição de informação na sociedade da aprendizagem
DOI :
https://doi.org/10.3395/reciis.v8i3.685Mots-clés :
Sociedade da aprendizagem, Acesso à informação, Infraestrutura global de informação, Sociedade da informação, Políticas de informaçãoRésumé
Este artigo trata do debate acerca do acesso à informação cientifica no âmbito da sociedade da aprendizagem, questionando o seu papel ideológico, bem como a sua filosofia política, especialmente no que tange ao acesso à informação acadêmica. Constrói um panorama político econômico do desenvolvimento da ideia da sociedade da informação no Brasil, a partir da leitura conjuntural da proposta de uma global information infrastructure, na década de 1990, passando pelos esforços brasileiros de inserção em tal infraestrutura e construção de uma estrutura de rede. Tece críticas ao processo de promoção da sociedade da informação até a evolução conceitual à sociedade da aprendizagem, contrapondo-se ao modelo vigente e propondo um novo viés de análise para a questão da competência informacional e do processo de “aprender a aprender”. Finaliza expondo novas questões possíveis relativas ao tema, abarcando, inclusive, a questão da regulação do ambiente de rede e a necessidade de promoção real do acesso livre à informação científica.
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.