Alz Memory – um aplicativo móvel para treino de memória em pacientes com Alzheimer
DOI :
https://doi.org/10.29397/reciis.v9i2.964Mots-clés :
Saúde do idoso, Serviços de saúde para idosos, Doença de Alzheimer, Jogos de vídeo, Informática em saúde, Transtornos da memória, Tecnologia biomédicaRésumé
O Alzheimer é uma demência caracterizada pelo prejuízo cognitivo, que tem como principal característica o declínio da memória no primeiro estágio da doença. Sabe-se que o Alzheimer ainda não possui cura, mas existem tratamentos para retardar o seu avanço, como o treino de memória. Este artigo tem como objetivo apresentar o Alz Memory, um jogo desenvolvido para estimular a memória de pacientes com Alzheimer, com vistas a minimizar os efeitos da doença sobre ela. Para o desenvolvimento do aplicativo foram utilizados: a linguagem HTML5, as folhas de estilo CSS3, o JavaScript, a biblioteca jQuery e o framework PhoneGap. Os resultados da avaliação preliminar de usabilidade realizada permitiram identificar que os aspectos facilidade de uso, tamanho das letras e imagens, funcionalidades do aplicativo, navegação, controle do usuário, cores e motivação para o uso de outras tecnologias, considerados para o desenvolvimento do jogo, são válidos.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.