Um estudo sobre o emprego da mineração textual para classificação de teleconsultorias no contexto do Projeto Telessaúde-RS
DOI :
https://doi.org/10.29397/reciis.v10i2.972Mots-clés :
Telessaúde, Atenção Primária à Saúde, educação continuada, educação em saúde, mineração de dados, sistemas de computação.Résumé
Este artigo apresenta um estudo sobre como a tecnologia de mineração de texto pode contribuir na construção de respostas a teleconsultorias feitas no contexto da telessaúde. Neste cenário, uma das dificuldades para a elaboração de respostas a consultorias está relacionada à classificação dos questionamentos inicialmente colocados pelo solicitante. Nesta pesquisa, utilizou-se o minerador Sobek para extrair conceitos de um conjunto de solicitações anteriores e integrou-se este sistema a um ambiente experimental de teleconsultorias. Foi então realizado um estudo com 37 profissionais de diversas regiões do país, que responderam a duas teleconsultorias empregando este novo sistema. Os resultados permitiram concluir que a mineração de texto pode auxiliar na localização de informações pertinentes para a elaboração e agilização do processo de respostas. Os teleconsultores que participaram da pesquisa também consideraram que a consulta de solicitações e respostas prévias pode contribuir na educação permanente de profissionais de saúde.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.