Literacia para a saúde: habilidades para lidar com as informações sobre saúde podem ajudar a construir novos caminhos na saúde pública
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v16i1.3221Palavras-chave:
Letramento em saúde, Promoção da saúde, Educação em saúde, Comunicação em saúde, Competência em informação.Resumo
Conceito transdisciplinar novo no cenário acadêmico brasileiro, a literacia em saúde, ou literacia para a saúde (LS), vem atraindo crescente interesse de pesquisadores de diversas áreas. A partir da experiência como coordenadora do grupo de estudos e pesquisa Promoção em Comunicação, Educação e Literacia para a Saúde no Brasil (ProLiSaBr), vinculado à Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), a professora e pesquisadora Rosane Aparecida de Sousa destaca a importância do tema para a promoção da saúde da população. Em entrevista à Reciis, ela esclarece que o desenvolvimento de habilidades para buscar, acessar, compreender e avaliar as informações sobre saúde, aplicando-as para melhorar a qualidade de vida, pode ser também um caminho para o exercício da cidadania. “À medida que a população tem maior nível de literacia para a saúde, ela também tem maior capacidade e interesse de participação social, ela se reconhece como sujeito de direito”. Seja como recurso para combater a desinformação ou como ferramenta de trabalho para profissionais da saúde, a LS desponta como opção para a construção de novos caminhos na saúde pública brasileira, destaca. Rosane Aparecida de Sousa possui pós-doutorado em Serviço Social pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, é colaboradora do Programa de Residência Integrada e Multiprofissional em Saúde (RIMS) da UFTM e atuou como editora associada da Reciis de setembro de 2017 a dezembro de 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.