Os diferentes usos do vídeo no cuidado à saúde materno-infantil
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v5i2.521Palavras-chave:
Vídeo, Saúde Materno-Infantil, Saúde Mental, Metodologia de Pesquisa, TerapêuticaResumo
Este artigo tem como objetivo descrever e analisar os distintos modos de uso da imagem - fotografia, filme ou vídeo – já utilizados por clínicos e pesquisadores como ferramentas de pesquisa no âmbito da saúde mental infantil. O tema mostrou-se oportuno, tendo em vista o crescente uso de técnicas audiovisuais nas pesquisas experimentais e nas diferentes propostas de atenção à saúde mental infantil. A análise aqui desenvolvida parte do vértice dos estudos psicanalíticos e do estabelecimento de quatro grandes categorias que marcaram o uso da imagem em movimento no referido campo de estudo, são elas: vídeo como veículo prioritário de denúncia sobre os efeitos da separação precoce durante a Segunda Grande Guerra; o uso de vídeos em pesquisas experimentais com o intuito de produzir conhecimento científico (primatologia, protocolos específicos, desenvolvimento); a produção e uso de vídeos como parte de uma intervenção diagnóstica ou terapêutica; e o resgate de filmes familiares como material de apoio ao diagnóstico e ao tratamento de crianças/adultos com graves transtornos mentais.Downloads
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