Interação nos ambientes virtuais de aprendizagem: análise de dois fóruns de discussão
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v3i2.810Palavras-chave:
ambiente virtual de aprendizagem, educação à distância, interação, comunicação assíncrona, taxonomiaResumo
O papel da interação na construção do conhecimento nos fóruns de discussão em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) apóia-se na maioria das vezes nos relatos de alunos acerca da sua experiência nesses fóruns. Este trabalho busca descrever os padrões de interação e de construção do conhecimento em um fórum online baseado na teoria das redes sociais e nos níveis cognitivos de complexidade crescente. Utilizou-se como marco teórico a classificação dos níveis cognitivos (Taxonomia SOLO) para análise dos dados. Observou-se que o número de mensagens postadas, enviadas e recebidas variou entre os fóruns, implicando em variações nas medidas de centralidade dos fóruns. A participação do tutor foi ativa no fórum I, interagindo com os alunos ao longo da atividade, e restrita no fórum III, limitando-se à postagem da mensagem inicial e de encerramento do fórum. Isto não resultou em mudanças significativas na interação dos alunos, divergindo da literatura científica que associa uma maior participação do tutor à maior interação entre os participantes.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.