Avaliação do sistema de controle de alimentos através de uma abordagem que considera os stakeholders nas Ilhas Maurício
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v2i2.845Palavras-chave:
sistema de controle de alimentos, análise de stakeholders, controle de alimentos, índice, Ilhas MaurícioResumo
Os governos têm a responsabilidade de assegurar o controle de alimentos e atender aos requisitos da Organização Mundial do Comércio. Os sistemas de controle de alimentos precisam ser avaliados continuamente para melhorar e alcançar um patamar seguro. Este trabalho avalia a utilidade de uma análise dos stakeholders e o uso de um índice para esta avaliação no contexto de um país em desenvolvimento, que é a Ilha Maurício (também chamada Maurício). A metodologia aplicada compreendeu uma revisão da literatura e uma análise das partes interessadas com base em um questionário. Em média, as partes interessadas acreditavam que os componentes do sistema de controle de alimentos e a conformidade da indústria de alimentos eram adequados. A resposta dos participantes dos órgãos governamentais foi, porém, diferente da resposta dos representantes de órgãos não-governamentais para administração, execução, mecanismo institucional para consulta e estabelecimento de política sobre padrões nacionais de controle de alimentos e regulamentos e oportunidades para tornar as opiniões conhecidas pelo Codex através do Governo. Estas poderiam indicar áreas-problema. Com relação ao índice planejado por avaliar um sistema de controle de alimentos (food control system – FCS), Maurício foi classificado como um país com um FCS satisfatório. É interessante ver como estes resultados correspondem aos estudos anteriores, embora seja plenamente reconhecido que as abordagens metodológicas e os prazos diferem. A análise dos stakeholders, então, uma comprovação da condição do Sistema de Controle de Alimentos de Maurício (Mauritian food control system - MFCS) permitiu uma completaavaliação do sistema global. Dado que nenhum trabalho foi anteriormente conduzido no sentido de desenvolver um índice de controle de alimentos e categorizar um sistema adequado, outra pesquisa será desenvolvida para validar esta metodologia. Com base na análise dos stakeholders, recomenda-se que o monitoramento do FCS seja melhorado e os stakeholders redefinidos. A interação entre os órgãos reguladores e não-governamentais deve, também, ser melhorada.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.