Além do informar: a comunicação social a serviço dos processos de promoção em saúde e das redes de gestão e atenção

Autores

  • Anderson dos Santos Machado Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviço em Saúde (OTICS).
  • Vivian Costa da Silva Rede Governo Colaborativo em Saúde e Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviço em Saúde (OTICS).

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v6i2.760

Palavras-chave:

Comunicação em Saúde, Saúde Coletiva, Interdisciplinaridade, SUS

Resumo

O ensaio aborda como o envolvimento dos profissionais de comunicação nos processos referentes à saúde, articulados em rede e num sistema de cooperação interdisciplinar, pode oportunizar a qualificação dos processos comunicativos e o fortalecimento do trabalho integrado na saúde. A experiência da assessoria de comunicação que integra a Rede Unida e outros órgãos parceiros dedicados a promover iniciativas para qualificar o Sistema Único de Saúde demonstra a importância dos comunicadores estarem em contato e usarem a temática da Saúde Coletiva para serem mais ativos no papel da promoção da qualidade da vida da população, da gestão compartilhada, da educação permanente e da participação social mais ativa, seguindo as diretrizes que norteiam o trabalho no SUS.


Palavras-chave: Comunicação em Saúde; Saúde Coletiva; Interdisciplinaridade; SUS.

Biografia do Autor

Anderson dos Santos Machado, Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviço em Saúde (OTICS).

Jornalista, Especialista em Comunicação em Saúde. Assessor de Comunicação da Associação Brasileira da Rede Unida e bolsista-pesquisador da Estação Escola GHC do Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviço em Saúde (OTICS).

Vivian Costa da Silva, Rede Governo Colaborativo em Saúde e Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviço em Saúde (OTICS).

Acadêmica do Bacharelado em Saúde Coletiva - UFRGS e bolsista da Rede Governo Colaborativo em Saúde e Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviço em Saúde (OTICS).

Como Citar

Machado, A. dos S., & Silva, V. C. da. (2012). Além do informar: a comunicação social a serviço dos processos de promoção em saúde e das redes de gestão e atenção. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 6(2). https://doi.org/10.3395/reciis.v6i2.760

Edição

Seção

Ensaios