Além do informar: a comunicação social a serviço dos processos de promoção em saúde e das redes de gestão e atenção
DOI :
https://doi.org/10.3395/reciis.v6i2.760Mots-clés :
Comunicação em Saúde, Saúde Coletiva, Interdisciplinaridade, SUSRésumé
O ensaio aborda como o envolvimento dos profissionais de comunicação nos processos referentes à saúde, articulados em rede e num sistema de cooperação interdisciplinar, pode oportunizar a qualificação dos processos comunicativos e o fortalecimento do trabalho integrado na saúde. A experiência da assessoria de comunicação que integra a Rede Unida e outros órgãos parceiros dedicados a promover iniciativas para qualificar o Sistema Único de Saúde demonstra a importância dos comunicadores estarem em contato e usarem a temática da Saúde Coletiva para serem mais ativos no papel da promoção da qualidade da vida da população, da gestão compartilhada, da educação permanente e da participação social mais ativa, seguindo as diretrizes que norteiam o trabalho no SUS.
Palavras-chave: Comunicação em Saúde; Saúde Coletiva; Interdisciplinaridade; SUS.
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.