Alfabetización informacional: el concepto revelado en estudios en el área de salud

Autores/as

  • Beatriz Rodrigues Lopes Vincent Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP). Rio de Janeiro, Brasil
  • Martha Silvia Martinez Silveira Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), Rio de Janeiro, Brasil
  • Maurício Roberto Motta Pinto da Luz Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências. Rio de Janeiro, Brasil.
  • Luiz Antonio Bastos Camacho Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP). Rio de Janeiro, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v8i3.681

Palabras clave:

Alfabetización informacional, Formación del concepto, Ciencias de la salud, Clasificación, Cuestionarios

Resumen

El concepto de “information literacy” (IL), o alfabetización informacional (ALFIN), ha sido gradualmente alterado desde su surgimiento en 1974. Este artículo tiene por objetivo analizar el uso del concepto de ALFIN en estudios en el área de salud. El método de trabajo ha sido una investigación bibliográfica en el Medline/PubMed de los años 1998-2010. Se buscó su uso o aspectos de ALFIN en el texto y cuestionarios de los respectivos estudios. De los 26 estudios seleccionados, cuatro emplearan el término IL y otros términos fueron identificados en los demás. Bibliotecarios escribieron los estudios más relacionados con el concepto tradicional de ALFIN o fueron sus colaboradores. Aunque el término ALFIN ha sido usado en pocos trabajos, los demás tenían implícita la intención de investigarlo ese término. Porque Medline se centra en el área de salud, nosotros creemos que los autores han escogido no usar lo término ALFIN teniendo en cuenta el contexto de la publicación o quizá porque, no tenían conocimiento del concepto teórico. Asimismo, su incorporación en el área de ciencias de la salud ya es realidad.

Biografía del autor/a

Beatriz Rodrigues Lopes Vincent, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP). Rio de Janeiro, Brasil

Graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987) e mestrado em Engenharia Biomédica pela COPPE-Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Concluiu cursos de Programação (1987) e Análise de Sistemas (1989) na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Aperfeiçoamento em Clínica Médica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Doutorado em Saúde Pública, ENSP-FIOCRUZ, defendido em dezembro de 2011. Profa. Adjunta do Departamento de Tecnologia da Informação e Educação em Saúde da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DTIES-UERJ) a partir de Agosto de 2012. Analista de Sistemas da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP-FIOCRUZ) desde 1997 e atualmente lotada na Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Pública. Possui particular interesse pela pesquisa e ensino no tema da Competência em Informação. Autora de livro, capítulo de livro e artigos em revistas nacionais e internacionais.

 

Martha Silvia Martinez Silveira, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), Rio de Janeiro, Brasil

Maurício Roberto Motta Pinto da Luz, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências. Rio de Janeiro, Brasil.

Maurício é Mestre em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e Doutor em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (1996). É pesquisador adjunto (desde 2006) e chefia do Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências do Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz. Foi professor do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (de 1996 a 2008). Atuou entre 2008 e 2009 como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz(Nível 5 - CAPES). Foi coordenador de Extensão em Biologia (200 a 2002) e de Biologia do Pré-Vestibular Social (2002-2014),ambos da Fundação Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro . Tem experiência nas áreas de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia. É torcedor fervoroso do Clube de Regatas do Flamengo.

 

Luiz Antonio Bastos Camacho, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP). Rio de Janeiro, Brasil

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1988) e doutorado em Saúde Pública - Johns Hopkins University (1994). Atualmente é pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia de doenças imunopreveníveis, epidemiologia clínica e aplicada à avaliação de programas de saúde.

 

Cómo citar

Vincent, B. R. L., Silveira, M. S. M., Luz, M. R. M. P. da, & Camacho, L. A. B. (2015). Alfabetización informacional: el concepto revelado en estudios en el área de salud. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação E Inovação Em Saúde, 8(3). https://doi.org/10.3395/reciis.v8i3.681

Número

Sección

Artículos de revisión