Competência em Informação: o conceito revelado em estudos da área da saúde
DOI :
https://doi.org/10.3395/reciis.v8i3.681Mots-clés :
Competência em informação, Formação do conceito, Ciências da saúde, Classificação, QuestionáriosRésumé
O conceito de “information literacy” (IL), competência em informação (CI), vem sendo modificado desde o seu surgimento em 1974. O objetivo deste artigo é analisar o uso desse conceito nos estudos da área da saúde. O método utilizado foi o de pesquisa bibliográfica na Medline/PubMed nos anos 1998-2010. Buscou-se o seu emprego e/ou seus aspectos nos textos e questionários dos estudos selecionados. Entre os resultados obtidos, foi possível observar que, em 26 estudos, quatro empregaram a expressão IL e 22 usaram outros termos. Os estudos mais alinhados com esse conceito contaram com bibliotecários como autores ou colaboradores. Embora a expressão IL tenha sido empregada somente em quatro trabalhos, nos outros 22 a intenção de se investigar a CI estava implícita. Como a base Medline é voltado para a área da saúde, acreditamos ser possível que os autores que optaram por não usar a expressão tivessem em vista o contexto da publicação, ou então desconhecessem o conceito teórico. Sua incorporação, entretanto, é realidade nas áreas das ciências da saúde.
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.