Blog como ferramenta educacional: contribuições para o processo interdisciplinar de educação em saúde
DOI :
https://doi.org/10.29397/reciis.v12i2.1301Mots-clés :
Tecnologia da informação, Tecnologia educacional, Internet, Educação em saúde, Comunicação em saúde, Gestão da informação em saúde, Comunicação interdisciplinar.Résumé
A sociedade tecnológica digital demanda sujeitos e saberes que cooperem mutuamente para resolver problemas complexos neste mundo de acesso quase imediato à informação. Nesse contexto, docentes e discentes do mestrado em Ensino na Saúde, de uma universidade pública, e do curso Técnico em Redes de Computadores, de um instituto federal, ambos cearenses, criaram o blog Saúde na Era Digital, objetivando educação em saúde para o público em geral. A interação virtual nele registrada foi submetida à análise de conteúdo e emergiram três eixos temáticos: uso equilibrado/apropriado das tecnologias de informação e comunicação (TIC); benefícios dessas tecnologias para a saúde; e seus prejuízos. Especificam-se aspectos positivos da experiência: variados recursos educativos no blog; rompimento dos obstáculos tempo/espaço; ambiente cooperativo de aprendizagem virtual; blog para aprendizagem; e ganho comunitário de educação em saúde pela integração graduação-pós-graduação-docência. Registra-se também a dificuldade de alguns usuários no manuseio dessas TIC que, pela experiência, se recomendam para práticas educativas atuais, contextualizadas e interdisciplinares.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.