Produção de vídeo-educacional: estratégia de formação docente para o ensino na saúde

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.29397/reciis.v13i2.1594

Mots-clés :

Recursos audiovisuais, Tecnologia educacional, Aprendizagem, Vídeos educativos, Materiais de ensino, Saúde, Capacitação de recursos humanos em saúde.

Résumé

As rápidas mudanças no contexto educacional, somadas aos grandes avanços tecnológicos, nos últimos anos, têm exigido dos atores envolvidos no processo de construção do conhecimento mudanças significativas no ato de ensinar e aprender. O objetivo deste artigo é relatar e analisar a experiência de produção de um vídeo educacional, como estratégia de formação pedagógica, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional Ensino na Saúde. A construção do vídeo foi proposta como atividade da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada ao Ensino na Saúde. Elegeu-se, para o roteiro, a temática Reforma Psiquiátrica. Na dimensão da aplicabilidade da tecnologia educacional, optou-se por exibir o vídeo na abertura do módulo de psiquiatria de um curso de medicina. A experiência de produção e utilização do vídeo contribuiu significativamente para a formação docente de profissionais de saúde, além de propiciar maior dinamicidade e interação em sala de aula, permitindo melhor compreensão e contextualização, por parte dos alunos, da temática abordada.

Bibliographies de l'auteur

Verineida Sousa Lima, Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE

Especialização em Gestão em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz.

Narceli América de Alencar Azevedo, Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE

Residência Médica em Psiquiatria pela Escola de Saúde Pública do Ceará.

José Maria Ximenes Guimarães, Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE

Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará

Mariana Monteiro Pereira, Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE

Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade pela Escola de Saúde Pública do Ceará.

João Agostinho Neto, Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE

Residência Multiprofissional em Saúde Mental pela Escola de Saúde Pública do Ceará.

Lívia Marques Souza, Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE

Especialização em Enfermagem Pediátrica e Neonatal pela Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza.

Alice Maria Correia Pequeno, Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE

Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo.

Maria do Socorro de Sousa, Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE

Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Ceará.

Téléchargements

Publiée

2019-06-28

Comment citer

Lima, V. S., Azevedo, N. A. de A., Guimarães, J. M. X., Pereira, M. M., Agostinho Neto, J., Souza, L. M., … Sousa, M. do S. de. (2019). Produção de vídeo-educacional: estratégia de formação docente para o ensino na saúde. Revue De La Communication, De l’Information Et De l’Innovation En Santé, 13(2). https://doi.org/10.29397/reciis.v13i2.1594