Cenas discursivas da pandemia de Covid-19: o discurso sobre o isolamento social na imprensa
DOI :
https://doi.org/10.29397/reciis.v15i1.2204Mots-clés :
Mídia impressa, Jornal, Discurso, Covid-19, Pandemia.Résumé
O presente artigo tem como objetivo analisar discursos do/no jornal O Globo, um veículo de referência no jornalismo brasileiro, sobre a estratégia de isolamento social como forma de contenção da pandemia de Covid-19. Para isso, tomou como base de observação e análise notícias e reportagens publicadas pelo jornal durante as duas primeiras semanas de medidas (do dia 16 ao dia 26 do mês de março de 2020). O estudo partiu da Análise de Discurso (Pêcheux/Orlandi) para compreender se houve deslocamentos de sentido em relação às medidas e aos embates discursivos que tiveram lugar entre autoridades políticas, de saúde e a própria população. O artigo conclui que mais do que produzir sentido sobre a cena discursiva que se instaurou durante esse período, o próprio jornal se fez ator nessa cena, participando de intrigas discursivas que nela tiveram lugar.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.