O uso de audiovisual na construção compartilhada de conhecimento em saúde: uma experiência na emergência psiquiátrica.
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v5i2.544Palavras-chave:
Educação em Saúde, Saúde Mental, Emergência Psiquiátrica, Vídeo em Saúde, InformaçãoResumo
O presente artigo é produto de um desdobramento da pesquisa: “Abordando a epidemiologia do risco de suicídio na AP1&3 através de um serviço de emergência psiquiátrica”, desenvolvida no ICICT/Fiocruz. Trata-se de pesquisa-ação com apresentação de vídeos em saúde na sala de espera de um dos polos de emergência psiquiátrica do RJ. A exibição de vídeos em saúde deu visibilidade a questões pertinentes à construção compartilhada do conhecimento, ou seja, ao encontro da informação técnica com a experiência cotidiana social. Foi possível observar que a criação desse espaço possibilitou uma discussão sobre outras formas de produzir e organizar as informações sobre saúde, não somente entre a equipe da pesquisa, mas no interior da própria instituição. Fez-se notar, contudo, que há pouco investimento na produção de vídeos em saúde com qualidade, como na utilização de recursos tecnológicos e audiovisuais para ações em saúde mental. A utilização do audiovisual como ferramenta para fomentar a produção de novos tipos de conhecimento que possam democratizar informações no campo da saúde merece maior investigaçãoDownloads
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