Alfabetização em informação para a capacitação do agente comunitário de saúde no Brasil: proposta de mediação baseada no modelo extensivo e colaborativo
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v3i3.757Palabras clave:
comunicação extensiva, alfabetização em informação, mediação, objetos de aprendizagem, agentes comunitários de saúdeResumen
Apresenta-se, neste artigo, uma metodologia amparada no modelo de comunicação extensiva (SIMEÃO, 2006) e Alfin, sigla que é divulgada pela Unesco para conceituar o processo de alfabetização em informação (information literacy), numa pesquisa aplicada ao contexto da comunicação da informação em saúde no Brasil. O trabalho avalia a mediação dos Agentes Comunitários de Saúde em sua atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro por meio do desenvolvimento de oficinas de capacitação em Alfin. Ao testar a aplicabilidade da proposta em um espaço de atuação profissional mais aberto, com relações de comunicação informais, o grupo de pesquisa observa o Agente Comunitário de Saúde (ACS), profissional de base e principal mediador no Programa Saúde da Família, e sua ação como comunicador. A hipótese se fundamenta na seguinte proposição: uma vez capacitados por especialistas das áreas de tecnologia, informação e comunicação, os ACS poderão atuar como mediadores com uma visão mais ampla em termos comunicacionais. O estudo pretende, também, identificar as fontes de informação utilizadas pelos ACS e as perspectivas de ampliação dessas fontes, depois da capacitação com as oficinas de Alfin. Os conteúdos produzidos nas oficinas também serão objetos de estudo e de discussões teóricas e metodológicas, contribuindo para ampliar a proposta do modelo de comunicação extensiva.Descargas
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