Aplicabilidad del binomio indexación y recuperación de información para los editores y autores

Autores/as

  • Juliana Gonçalves Reis Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde (Reciis). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Venício Ribeiro Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação, Multimeios. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Luciana Danielli de Araujo Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de comunicação, Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação. Seção de Informação. Biblioteca Virtual em Saúde Fiocruz, BVS Fiocruz.Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Maria de Fátima Moreira Martins Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), Rede de Bibliotecas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v9i1.883

Palabras clave:

Descriptores, Vocabulario controlado, Almacenamiento y recuperación de la información, Comunicación y divulgación científica

Resumen

Nosotros presentamos dos figuras a ser comentadas: en la primera pueden obsevarse el binomio indexación y recuperación de la información para acceso a artículos científicos y el segundo presenta un modelo de metadatos a ser seguido en la publicación suya. Ambas son una invitación a reflexionar sobre y comentar la dupla faceta de la calidad de la información, mediante la indexación, para llevar a cabo la recuperación de artículos científicos, desde el punto de vista del autor o del editor.

Biografía del autor/a

Juliana Gonçalves Reis, Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde (Reciis). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Scholar google 

Facebook

Enfermeira, especialista em Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Atuo na área de Informação, educação e Comunicação Científica nos principais temas: Gestão editorial; Políticas editoriais; Instruções aos autores; Análise de indicadores de qualidade de periódicos; Tendências e posicionamento de periódicos; Estudos bibliométricos e cientométricos; Pesquisa bibliográfica; Revisão Integrativa de literatura; estratégias de ensino e aprendizagem.

Venício Ribeiro, Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação, Multimeios. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Sou bacharel em Artes Plásticas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e técnico em Design Gráfico pelo SENAI - Artes gráficas. Minha pesquisa no campo da arte apoia-se no desenho e na performance. Desenvolvo atualmente trabalhos ligados à ilustração e ao design no Serviço de Programação Visual da Fundação Oswaldo Cruz.

Luciana Danielli de Araujo, Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de comunicação, Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação. Seção de Informação. Biblioteca Virtual em Saúde Fiocruz, BVS Fiocruz.Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Facebook

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (1998). Atualmente é bibliotecária da Fundação Oswaldo Cruz, no setor Biblioteca Virtual em Saúde. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação médica, biblioteconomia, ciência da informação, bibliotecas médicas e terminologia.

Maria de Fátima Moreira Martins, Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), Rede de Bibliotecas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Facebook 

Possui mestrado em Ciência da Informação pelo convênio IBICT/UFF (2006), especialização em Gestão da Informação e Inteligência Competitiva pela UNESA, graduação em Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela UFF(1992) e graduação em Licenciatura em História pela UFF(1986). Atualmente, sou Tecnologista Júnior do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) e coordeno a Rede de Bibliotecas da Fiocruz. Consultora em pesquisa em informação na área da saúde, especialista em pesquisas em informação técnico-científica em saúde, treinamentos e cursos de capacitação para profissionais da área de saúde. Domínio de metodologias de pesquisas para Revisões Sistemáticas e pesquisa para Medicina Baseada em Evidências. Tenho experiência na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação, com ênfase em estudos de produção e uso da informação, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da informação, competência informacional, treinamento de usuários, comunicação científica, base de dados e portal de periódicos CAPES.

Publicado

2015-03-31

Cómo citar

Reis, J. G., Ribeiro, V., Araujo, L. D. de, & Martins, M. de F. M. (2015). Aplicabilidad del binomio indexación y recuperación de información para los editores y autores. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação E Inovação Em Saúde, 9(1). https://doi.org/10.29397/reciis.v9i1.883

Número

Sección

Imagens comentadas