Os sentidos da saúde nas mídias jornalísticas impressas

Auteurs

  • Valdir de Castro Oliveira Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica em Saúde

DOI :

https://doi.org/10.3395/reciis.v6i4.622

Mots-clés :

Jornalismo, Saúde, Linguagem, Sentidos

Résumé

O propósito deste trabalho foi o de analisar os sentidos produzidos pela mídia jornalística impressa sobre a saúde relacionando-os com razões editoriais e socioculturais que orientam suas estratégias narrativas. O nosso pressuposto é o de que os temas da saúde ganham espaços cada vez maiores nestas mídias e, ao serem midiaticamente codificados, constroem diversos imaginários sobre a saúde e a doença apontando para os fatores de risco e, em contrapartida, indicando comportamentos corretos e exemplares a serem seguidos pelos leitores para se ter uma vida feliz e saudável. Para entender estas operações discursivas, analisamos textos sobre saúde publicados em 2011 no jornal Folha de S. Paulo e nas revistas Veja e CartaCapital.

Téléchargements

Comment citer

Oliveira, V. de C. (2013). Os sentidos da saúde nas mídias jornalísticas impressas. Revue De La Communication, De l’Information Et De l’Innovation En Santé, 6. https://doi.org/10.3395/reciis.v6i4.622

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.