O discurso biomédico nas capas da revista Saúde
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v14i1.1937Palavras-chave:
Alimentação, Dieta, Nutrição, Saúde, Discurso.Resumo
Neste artigo, abordamos sentidos e signifiados dados à comida presentes na revista Saúde como um fator que interfere no consumo de alimentos. Partimos do pressuposto de haver na sociedade contemporânea uma hegemonia do discurso biomédico, disseminado e naturalizado pelo senso comum, que reproduz os interesses do mercado e inflencia as escolhas alimentares. A revista desperta interesse justamente por se enquadrar no vasto rol de publicações populares que versam sobre dieta e saúde. Como parte da metodologia utilizada, selecionamos as publicações desde 2013 até 2016, o que corresponde a 36 revistas e constitui o corpus da análise. Com o objetivo de interpretar os aspectos simbólicos, socialmente construídos e expressos no material selecionado, foram identifiadas as características mais marcantes e recorrentes nas capas das edições. Observou-se que a centralidade do discurso científio e biomédico está ligada à ideia de inflenciar as práticas alimentares e enfatizar o risco de adoecer.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.