A tríade da informação científica e técnica em História e Patrimônio Cultural da Saúde: biblioteca virtual, comunidade virtual e construção do conhecimento em rede
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v5i1.478Palabras clave:
biblioteca virtual, comunidade virtual, informação em saúde, trabalho colaborativo em rede, rede socialResumen
A construção coletiva do conhecimento em rede é considerada, nos dias de hoje, um novo paradigma para a elaboração dos saberes. Neste sentido, as bibliotecas virtuais, enquanto espaço de convergência do conhecimento, procuram, por meio da constituição de redes sociaise de conteúdos, criar recursos facilitadores de ações colaborativas, que apoiem e estimulem atividades voltadas para a gestão da informação. Este artigo parte dos conceitos de Rede, Biblioteca Virtual e Inteligência Coletiva para refletir sobre o modelo Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Apresenta, como exemplo, a Biblioteca Virtual em Saúde - História e Patrimônio Cultural da Saúde (BVS-HPCS), que atua como instrumento de cooperação técnica, além de promover o trabalho cooperativo em rede voltado para gestão da informação e do conhecimento científico e técnico da área. Esta é uma iniciativa concebida e coordenada pelo Centro Latino-americano de Informação em Ciências da Saúde (Bireme/Opas/OMS) para construção e gestão da informação científica e técnica em saúde.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor: El autor retiene los derechos sobre su obra sin restricciones.
Derechos de reutilización: La Reciis adopta la Licencia Creative Commons, CC BY-NC atribución no comercial conforme la Política de Acceso Abierto al Conocimiento de la Fundación Oswaldo Cruz. Con esa licencia es permitido acceder, bajar (download), copiar, imprimir, compartir, reutilizar y distribuir los artículos, desde que para uso no comercial y con la citación de la fuente, confiriendo los debidos créditos de autoría y mención a la Reciis. En esos casos, ningún permiso es necesario por parte de los autores o de los editores.
Derechos de depósito de los autores/auto-archivado: Los autores son estimulados a realizar el depósito en repositorios institucionales de la versión publicada con el link de su artículo en la Reciis.