As diversas faces do acompanhamento de crianças hospitalizadas
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v6i1.604Palabras clave:
Acompanhamento, infância, saúdeResumen
Este artigo aborda as implicações técnicas e políticas do acompanhamento de crianças hospitalizadas em um hospital de grande porte do município de Rio de Janeiro nas últimas duas décadas. Para isso, retoma estudos prévios, considerando os seguintes aspectos: as condições de hospitalização de crianças e seus acompanhantes na rede pública; o exame das funções exercidas
pelos acompanhantes; as condições de trabalho a que estão submetidos os profissionais de saúde e as condições gerais de funcionamento de um serviço público. Conclui que as implicações do acompanhamento não se restringem ao cuidado e à garantia de proteção da criança, mas interferem na dinâmica institucional de maneira intensa. A participação de terceiros na condução
médico-assistencial das crianças hospitalizadas em unidades públicas e privadas de saúde tem conseqüências diretas sobre a qualidade do serviço, mas também sobre as estruturas de poder instituído.
Informações sobre o artigo
Recebido em: 14/04/2011 Aceito em: 21/03/2012
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor: El autor retiene los derechos sobre su obra sin restricciones.
Derechos de reutilización: La Reciis adopta la Licencia Creative Commons, CC BY-NC atribución no comercial conforme la Política de Acceso Abierto al Conocimiento de la Fundación Oswaldo Cruz. Con esa licencia es permitido acceder, bajar (download), copiar, imprimir, compartir, reutilizar y distribuir los artículos, desde que para uso no comercial y con la citación de la fuente, confiriendo los debidos créditos de autoría y mención a la Reciis. En esos casos, ningún permiso es necesario por parte de los autores o de los editores.
Derechos de depósito de los autores/auto-archivado: Los autores son estimulados a realizar el depósito en repositorios institucionales de la versión publicada con el link de su artículo en la Reciis.