Os três sujeitos do diálogo intradiscursivo nas pesquisas sociais de atribuição de sentido: consequências para a avaliação
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v4i2.676Palabras clave:
pesquisas de opinião, relação de comunicação, avaliação de qualidade, discurso do sujeito coletivo, sujeitos de discursoResumen
O presente texto discute a relação de comunicação básica presente nas pesquisas sociais empíricas em que há atribuição de sentido a eventos significativos por atores sociais envolvidos. Postula a existência de três sujeitos em ação nesta relação: o sujeito do pensamento coletivo, o sujeito pesquisador autor da pesquisa empírica e o sujeito leitor desta pesquisa. Os segundos e terceiros sujeitos são sujeitos clássicos da pesquisa e o primeiro sujeito é a novidade introduzida pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo. De fato, o pensamento coletivo reconstituido pela pesquisa, que é geralmente visto como resultado da pesquisa e fruto do trabalho do pesquisador/autor, ficando a ele atrelado, ganha, nesta metodologia, o estatuto de sujeito da pesquisa. Parte-se da ideia de que estes três sujeitos e suas complexas relações devem estar perfeitamente claros nas pesquisas para que a crítica destas pesquisas e a avaliação da sua qualidade possa ser estabelecida de modo adequado.Descargas
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