A Produção científica sobre zika em periódicos de acesso aberto
DOI :
https://doi.org/10.29397/reciis.v11i0.1391Mots-clés :
zika, produção científica, bibliometria, acesso aberto, periódicos de acesso aberto.Résumé
Em 2016, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a emergência de saúde pública global sobre zika e fez apelo para a comunidade científica acelerar os esforços de pesquisa sobre este agravo, salientando a importância de uma rápida difusão de informação científica sobre a doença, bem como a disponibilização de seus resultados de forma aberta, o que favoreceu o crescimento exponencial da produção científica sobre o tema. O presente estudo verificou a ocorrência da produção científica sobre zika publicada em periódicos científicos de acesso aberto e identificou os principais periódicos utilizados para esta divulgação. Para isto foi realizada busca e análise bibliométrica da produção indexada sobre o tema na base de dados Scopus, identificando os periódicos quanto ao acesso. Os resultados apontam um crescimento da utilização dos periódicos científicos de acesso aberto como veículo de divulgação dos resultados de pesquisa sobre o tema, indicando um alinhamento ao apelo da OMS.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.