Análise do Sistema Municipal de Saúde de Sobral/CE sob a ótica do VER-SUS Brasil

Autores/as

  • Antonio Uelton de Araújo da Silva Discente do curso de enfermagem, 10ª semestre das Faculdades Nordeste(Fanor), Fortaleza-CE.
  • Ana Suelen Pedroza Cavalcante Discente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú, 6º semestre –UVA. Bolsista de Iniciação Científica do Projeto BPI – FUNCAP.
  • Jéssica Alexia do Monte Rodrigues Discente do curso farmácia, 6 º semestre. Faculdade INTA- Instituto Superior de Teologia Aplicada.
  • Francisca Charliane Almiro Lopes Discente do curso de Psicologia, 10ª período Faculdade Leão Sampaio, Juazeiro do Norte-CE.
  • Filomeno Bastos de Mesquita Neto Discente do curso Medicina , 6ª período Centro Universitário Christus, Fortaleza-CE
  • Manuelle Maria Marques Matias Enfermeira, Gerente do Centro de Saúde da Família Sinhá Sabóia em Sobral-CE.
  • Hermínia Maria Sousa da Ponte Enfermeira, Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Docente da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia- EFSFVS e do Curso de Enfermagem das Faculdade INTA- Instituto Superior de Teologia Aplicada; Sobral-CE.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v7i4.548

Palabras clave:

Educação em saúde, SUS, Saúde coletiva, Instituições acadêmicas,

Resumen

O presente trabalho tem objetivo realizar uma análise do sistema municipal de saúde de Sobral/CE sob a ótica do VER-SUS Brasil, fazendo uma retrospectiva da criação do SUS, bem como relatando a experiência dos participantes. Nesse sentido, uma das estratégias criadas para que os estudantes tivessem uma apropriação dos atuais desafios posto ao quadrilátero da saúde (ensino - serviço - gestão - controle social), numa perspectiva interdisciplinar, é através das Vivências e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde - VERSUS. Vivenciar experiências no SUS é uma forma de aproximar e sensibilizar os estudantes frente à realidade desse sistema e de seus desafios. Conclui-se que apesar de existirem algumas fragilidades, realidade vivenciada em todo Brasil, percebeu-se que o sistema de saúde do município em questão é organizado, onde os níveis de atenção funcionam em sintonia. Através do VER-SUS foi evidenciado que quando conhecimentos diversos se unem há uma otimização de aprendizado e as pessoas envolvidas nesse processo se tornam mais humanizadas, sensíveis à percepção do sistema de saúde, identificando suas potencialidades e fragilidades.

Cómo citar

Silva, A. U. de A. da, Cavalcante, A. S. P., Rodrigues, J. A. do M., Lopes, F. C. A., Mesquita Neto, F. B. de, Matias, M. M. M., & Ponte, H. M. S. da. (2013). Análise do Sistema Municipal de Saúde de Sobral/CE sob a ótica do VER-SUS Brasil. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação E Inovação Em Saúde, 7(4). https://doi.org/10.3395/reciis.v7i4.548