Análise do Sistema Municipal de Saúde de Sobral/CE sob a ótica do VER-SUS Brasil
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v7i4.548Palabras clave:
Educação em saúde, SUS, Saúde coletiva, Instituições acadêmicas,Resumen
O presente trabalho tem objetivo realizar uma análise do sistema municipal de saúde de Sobral/CE sob a ótica do VER-SUS Brasil, fazendo uma retrospectiva da criação do SUS, bem como relatando a experiência dos participantes. Nesse sentido, uma das estratégias criadas para que os estudantes tivessem uma apropriação dos atuais desafios posto ao quadrilátero da saúde (ensino - serviço - gestão - controle social), numa perspectiva interdisciplinar, é através das Vivências e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde - VERSUS. Vivenciar experiências no SUS é uma forma de aproximar e sensibilizar os estudantes frente à realidade desse sistema e de seus desafios. Conclui-se que apesar de existirem algumas fragilidades, realidade vivenciada em todo Brasil, percebeu-se que o sistema de saúde do município em questão é organizado, onde os níveis de atenção funcionam em sintonia. Através do VER-SUS foi evidenciado que quando conhecimentos diversos se unem há uma otimização de aprendizado e as pessoas envolvidas nesse processo se tornam mais humanizadas, sensíveis à percepção do sistema de saúde, identificando suas potencialidades e fragilidades.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor: El autor retiene los derechos sobre su obra sin restricciones.
Derechos de reutilización: La Reciis adopta la Licencia Creative Commons, CC BY-NC atribución no comercial conforme la Política de Acceso Abierto al Conocimiento de la Fundación Oswaldo Cruz. Con esa licencia es permitido acceder, bajar (download), copiar, imprimir, compartir, reutilizar y distribuir los artículos, desde que para uso no comercial y con la citación de la fuente, confiriendo los debidos créditos de autoría y mención a la Reciis. En esos casos, ningún permiso es necesario por parte de los autores o de los editores.
Derechos de depósito de los autores/auto-archivado: Los autores son estimulados a realizar el depósito en repositorios institucionales de la versión publicada con el link de su artículo en la Reciis.