Competência em informação no ensino superior: um estudo com discentes do curso de graduação em Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte

Auteurs

  • Ismael Soares Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde. Natal, Brasil
  • José Diniz Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde. Natal, Brasil

DOI :

https://doi.org/10.29397/reciis.v11i1.1202

Mots-clés :

competência em informação, comportamento na busca de informação, gestão da informação, revisão de literatura como assunto, ensino em saúde.

Résumé

O objetivo da pesquisa em que se baseia este artigo é diagnosticar a competência em informação dos estudantes do curso de graduação em Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, em que a coleta de dados foi concebida mediante aplicação de questionários a 37 alunos. Os resultados mostram que eles sabem como definir as palavras-chave que melhor representam o assunto de um problema de pesquisa. Evidenciam também que estão familiarizados com o uso de catálogos de bibliotecas, todavia afirmam sentir dificuldades de pesquisar nas bases remotas de dados. Foram identificadas como limitações para elaborar estratégias de busca eficientes o desconhecimento das funcionalidades dos operadores lógicos booleanos e de outros recursos de pesquisa. Conclui-se que para aprimorar a competência em informação dos alunos é necessário integrar ao currículo do curso, um módulo específico que trabalhe a internalização dessa competência.

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Publiée

2017-04-03

Comment citer

Pereira, I. S., & Diniz Júnior, J. (2017). Competência em informação no ensino superior: um estudo com discentes do curso de graduação em Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas do Rio Grande do Norte. Revue De La Communication, De l’Information Et De l’Innovation En Santé, 11(1). https://doi.org/10.29397/reciis.v11i1.1202

Numéro

Rubrique

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