Periódicos científicos de ciências biológicas: estudo dos títulos classificados no estrato A1 do Qualis
DOI :
https://doi.org/10.29397/reciis.v11i3.1251Mots-clés :
periódicos científicos, ciências biológicas, Qualis, Web of Science, acesso aberto, editoras comerciais.Résumé
Este artigo apresenta um estudo dos periódicos em que é publicada a produção nacional da área de ciências biológicas com a finalidade de: a) descrever as características editoriais dos periódicos; b) identificar a participação de editoras comerciais; e c) verificar a adoção do acesso aberto. O universo da pesquisa realizada no estudo é composto pelos periódicos classificados no estrato A1 do Qualis 2014 da área de Ciências Biológicas I, totalizando 131 títulos, e os dados foram coletados na Web of Science. Os resultados mostraram que, em sua totalidade, os títulos foram editados no exterior, com domínio de publicações nos Estados Unidos e no Reino Unido (83,21%). Os periódicos foram criados desde 1860, mas a sua expansão ocorreu a partir de 1960 (75,57%) e são mantidos por associações e editoras comerciais (83,96%), com evidente destaque dos grupos Elsevier (23,66%), Wiley (18,32%) e Springer (12,21%). A maioria dos artigos está publicada em língua inglesa (99,98%) e a adoção do acesso aberto por esses periódicos é baixa (8,4%).
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.