Viagem educacional e oficinas temáticas como ferramentas de formação construtivista em psicofarmacologia clínica

Auteurs

  • Mússio Pirajá Mattos Universidade Federal do Oeste da Bahia, Centro das Ciências Biológicas e da Saúde. Barreiras, BA

DOI :

https://doi.org/10.29397/reciis.v12i4.1448

Mots-clés :

Filmes cinematográficos, Comunicação interdisciplinar, Educação em Saúde, Psicofarmacologia, Metodologia ativa.

Résumé

O construtivismo é uma teoria que permite conceber o conhecimento como algo que não é dado e sim construído, através de sua ação e da interação com o meio. Trata-se de um relato de experiência do uso da viagem educacional e oficinas temáticas no componente curricular psicofarmacologia clínica, como ferramentas de formação construtivista em saúde. A viagem educacional permitiu a integração emoção-razão a partir dos significados percebidos em contato com produções artísticas. A clínica tornou-se ampliada no cuidado a partir da prática biopsicossocial, da humanização e do desenvolvimento da inteligência emocional. As oficinas temáticas proporcionaram aprendizagens complexas e produção de dispositivos que permitiram a vivência do acolhimento, vínculo, comunicação, sensibilidade e empatia entre os sujeitos. A utilização dessas ferramentas foi assertiva por estimular a formação por meio de competências, interdisciplinaridade e aprendizagem significativa, além de tornar o ambiente em sala de aula agradável e contribuir para construção de um perfil profissional que cria permanentemente.

Biographie de l'auteur

Mússio Pirajá Mattos, Universidade Federal do Oeste da Bahia, Centro das Ciências Biológicas e da Saúde. Barreiras, BA

Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal da Bahia.

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Publiée

2018-12-24

Comment citer

Mattos, M. P. (2018). Viagem educacional e oficinas temáticas como ferramentas de formação construtivista em psicofarmacologia clínica. Revue De La Communication, De l’Information Et De l’Innovation En Santé, 12(4). https://doi.org/10.29397/reciis.v12i4.1448

Numéro

Rubrique

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