Desenvolvimento de um manual ilustrado para o cirurgião-dentista da Unidade de Terapia Intensiva: relato de experiência
DOI :
https://doi.org/10.29397/reciis.v13i4.1689Mots-clés :
Comunicação interdisciplinar, Equipe hospitalar de odontologia, dicionários odontológicos como assunto, Materiais de ensino, Desenvolvimento de pessoal.Résumé
Este relato objetiva apresentar o processo de desenvolvimento de um material escrito e ilustrado voltado para o dentista atuante em Unidades de Terapia intensiva, bem como os motivos e justificativas que levaram à decisão de sua necessidade. O cirurgião-dentista tem ampliado sua área de atuação e, por isso, necessita de materiais didáticos que forneçam uma base para essa nova forma de pensar a Odontologia, com um caráter integral e multiprofissional. Por não haver contato dos cirurgiões-dentistas com o ambiente hospitalar durante a graduação, salvo raras exceções, o material didático nesta área foi planejado para abranger desde os conhecimentos básicos até situações que envolvem maior conhecimento para a tomada de decisão. A metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico e a montagem de material escrito na forma de manual, além da produção e tratamento de fotografias ilustrativas, obtidas em um Hospital Universitário durante o processo de cuidado odontológico de pacientes críticos.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.