O uso de uma plataforma virtual para mobilização social no enfrentamento de arboviroses e controle do Aedes aegypti
DOI :
https://doi.org/10.29397/reciis.v15i1.1994Mots-clés :
Arboviroses, Comunicação em Saúde, Mídias Sociais, Mobilização Social, Promoção da Saúde.Résumé
A mobilização social para o enfrentamento da dengue, zika, chikungunya e controle do Aedes aegypti tem sido um desafio no país. Esse artigo apresenta o processo de elaboração de uma plataforma virtual, incluindo a composição do seu acervo e a análise exploratória do seu uso, como ferramenta, numa proposta de mobilização social que envolve a criação de comitês populares nos territórios para o enfrentamento das três doenças e vetor. A construção da plataforma considerou: facilidade para usuário; acesso; armazenamento de material; interatividade e banco para monitoramento de dados. A seleção do acervo baseou-se em critérios: técnico, referente à fonte e autoria; acurácia, concordância entre informação e evidência em saúde; e legibilidade, garantindo a compreensão por diferentes grupos. A análise exploratória utilizou o banco de dados da plataforma. Os resultados apontaram a plataforma como uma ferramenta que pode contribuir com a comunicação e informação em saúde nessa proposta de mobilização social.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.