A bela morte do herói: corpo, câncer e medicalização em narrativas de quadrinhos
DOI :
https://doi.org/10.29397/reciis.v15i1.1998Mots-clés :
Histórias em quadrinhos, Medicalização, Midiatização, Corpo, Câncer.Résumé
Neste artigo estudamos a fabricação do imaginário social sobre o câncer representado em histórias em quadrinhos de super-heróis. O objetivo é discutir a emergência do câncer na cultura das mídias. Instiganos a questão da representação do imperativo médico como produtor de saberes e práticas de controle dos corpos nas narrativas ficcionais e na tragédia do herói. O recorte metodológico recai sobre o estudo da trajetória de dois personagens de quadrinhos da editora norte-americana Marvel Comics: a Poderosa Thor e o Capitão Marvel. Abordamos, ainda, a influência do modelo médico de pensamento nas sociedades ocidentais. Para tal, recorremos a um referencial da comunicação e a leituras nos campos da sociologia e da antropologia. Por meio de pesquisa documental e da leitura de narrativas espetaculares sobre o herói e o câncer, relacionamos mitos, imaginários, corpo e emoções.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.