Arquivabilidade de websites para preservação digital: estudo a partir da área da saúde
DOI :
https://doi.org/10.29397/reciis.v14i3.2116Mots-clés :
Arquivamento da web, Arquivabilidade, Websites, Preservação digital, Informações da saúde.Résumé
Em busca de uma solução para compreender as razões pelas quais alguns recursos presentes em websites não são possíveis de serem arquivados pelas ferramentas de captura, surgiu o conceito de arquivabilidade da web. Apresentamos este estudo que propõe iniciar uma discussão acerca do tema, a partir do método CLEAR+ e da ferramenta ArchiveReady, e verifiar sua aplicabilidade a partir da identifiação de websites da área da saúde, com testes de preservação digital por meio do arquivamento da web. A pesquisa confiurou-se como estudo de caso, com procedimentos envolvendo pesquisa bibliográfia e documental, bem como o uso de software para identifiar arquivabilidade dos sites. Conclui-se que tanto os testes de arquivabilidade quanto os de arquivamento da web apontam para poucas difiuldades de captura, em pequeno grau, sugerindo-se, portanto, que para atingir uma melhor qualidade de captura sejam adotados padrões de conformidade na produção dos websites, de acordo com o estabelecido pelo World Wide Web Consortium.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.