Segurança e qualidade do cuidado em saúde na perspectiva do usuário: estudo exploratório de grupos do Facebook
DOI :
https://doi.org/10.29397/reciis.v16i1.2417Mots-clés :
Segurança do paciente, Qualidade da assistência à saúde, Internet, Mídias sociais, Facebook.Résumé
O objetivo do estudo apresentado neste artigo é discutir segurança e qualidade do cuidado em saúde, usando o conteúdo compartilhado em grupos do Facebook e refletir sobre a perspectiva do paciente quanto ao tema. Trata-se de um estudo qualitativo que utilizou, como fonte de dados, postagens de três grupos que abordavam a temática na plataforma de mídia digital Facebook por ocasião da pesquisa. Para analisar os dados, foi utilizado o software Iramutec e realizada a análise de conteúdo temática. Emergiram quatro categorias: incidentes e eventos adversos; fatores contribuintes; consequências dos eventos adversos; reparação ou mitigação desses incidentes e eventos adversos. Os incidentes e eventos adversos foram descritos pelos usuários dos grupos do Facebook como ‘erros médicos’. Apesar da relevância para a vida de pacientes e familiares que passaram por incidentes e eventos adversos, o conteúdo das postagens sobre o que ocorreu é pouco compartilhado, o que parece indicar que os grupos funcionam como um portal de notícias da mídia tradicional.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.