Da medicalização da comida à gourmetização do medicamento: análise da campanha publicitária que transformou um comprimido efervescente em febre nacional

Auteurs

  • Adriana Aguiar Aparício Fogel Universidade do Porto, Instituto de Saúde Pública, Unidade de Investigação em Epidemiologia; Laboratório para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional; Faculdade de Letras. Porto. https://orcid.org/0000-0002-0913-7498
  • Sandro Tôrres de Azevedo Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Escola de Comunicação, Laboratório de Comunicação Publicitária Aplicada à Saúde e à Sociedade. Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Grupo de Pesquisa em Publicidade, Saúde e Sociedade. Rio de Janeiro, RJ https://orcid.org/0000-0002-1813-2779
  • Patrícia Padrão Universidade do Porto, Instituto de Saúde Pública, Unidade de Investigação em Epidemiologia; Laboratório para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional; Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação. Porto, https://orcid.org/0000-0001-6310-4956
  • José Azevedo Universidade do Porto, Instituto de Saúde Pública, Unidade de Investigação em Epidemiologia; Laboratório para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional; Faculdade de Letras. Porto. https://orcid.org/0000-0002-6738-1827

DOI :

https://doi.org/10.29397/reciis.v17i3.3623

Mots-clés :

Alimentação, Comunicação e saúde, Literacia mediática, Medicalização da comida, Publicidade

Résumé

O aumento da longevidade humana veio acompanhado de uma maior preocupação com os hábitos alimentares e de uma banalização das dietas prescritas, favorecendo um contexto de medicalização da comida, no qual a fronteira entre alimento e medicamento fica imprecisa. Isto tem sido usado mercadologicamente pelas indústrias alimentícias, farmacêuticas e de suplementos alimentares. Este artigo visa discutir como o ecossistema publicitário contemporâneo e a ciberpublicidade são utilizados para naturalizar a presença de suplementos e medicamentos na dieta cotidiana. Usou-se como estudo de caso uma campanha publicitária vietnamita, em que um comprimido foi posicionado como ingrediente culinário. A partir de outros casos descritos na literatura, discutem-se os resultados encontrados no contexto ocidental. Nas considerações finais, apresentam-se alguns desafios regulatórios; apontam-se perspectivas para pesquisas futuras; e defende-se a educação como elemento fundamental para a construção de uma sociedade em que a saúde seja valorizada e exigida como bem coletivo e direito de todos.

Bibliographies de l'auteur

Adriana Aguiar Aparício Fogel, Universidade do Porto, Instituto de Saúde Pública, Unidade de Investigação em Epidemiologia; Laboratório para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional; Faculdade de Letras. Porto.

Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Sandro Tôrres de Azevedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Escola de Comunicação, Laboratório de Comunicação Publicitária Aplicada à Saúde e à Sociedade. Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Grupo de Pesquisa em Publicidade, Saúde e Sociedade. Rio de Janeiro, RJ

Doutorado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense.

Patrícia Padrão, Universidade do Porto, Instituto de Saúde Pública, Unidade de Investigação em Epidemiologia; Laboratório para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional; Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação. Porto,

Doutorado em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição pela Universidade do Porto.

José Azevedo, Universidade do Porto, Instituto de Saúde Pública, Unidade de Investigação em Epidemiologia; Laboratório para a Investigação Integrativa e Translacional em Saúde Populacional; Faculdade de Letras. Porto.

Doutorado em Psicologia pela Cardiff University.

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Publiée

2023-09-29

Comment citer

Fogel, A. A. A., Azevedo, S. T. de, Padrão, P., & Azevedo, J. (2023). Da medicalização da comida à gourmetização do medicamento: análise da campanha publicitária que transformou um comprimido efervescente em febre nacional. Revue De La Communication, De l’Information Et De l’Innovation En Santé, 17(3). https://doi.org/10.29397/reciis.v17i3.3623

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