Sobre o poder de persuasão das imagens médicas

Auteurs

  • Rafaela Teixeira Zorzanelli FAPERJ/CAPES, Rio de Janeiro, Brasil

DOI :

https://doi.org/10.3395/reciis.v5i2.515

Mots-clés :

imagens médicas, objetividade, neuroimagens

Résumé

Este artigo se propõe analisar o poder de persuasão das imagens médicas, tomando como exemplos, dois casos específicos: o uso das fotografias da medicina mental européia, no fim do século XIX, e o das neuroimagens, no campo das neurociências contemporâneas. O ponto em comum entre os dois casos analisados é o poder de convencimento na suposta retratação da realidade de comportamentos ou quadros patológicos, sobretudo no campo da medicina mental. Daremos ênfase ao campo das neuroimagens, traçando uma análise crítica das particularidades de seu processo de produção, sobretudo por pesquisadores das neurociências.

Biographie de l'auteur

Rafaela Teixeira Zorzanelli, FAPERJ/CAPES, Rio de Janeiro, Brasil

Psicóloga, Mestre em Psicologia pela UFF, Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ, Pós-doutorado em andamento pelo mesmo Instituto, com apoio FAPERJ/CAPES.

Comment citer

Zorzanelli, R. T. (2011). Sobre o poder de persuasão das imagens médicas. Revue De La Communication, De l’Information Et De l’Innovation En Santé, 5(2). https://doi.org/10.3395/reciis.v5i2.515

Numéro

Rubrique

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