Multidisciplinaridade e especificidade na comunicação científica: discussão do impacto na avaliação de diferentes áreas
DOI :
https://doi.org/10.3395/reciis.v4i5.533Mots-clés :
Comunicação científica, Indicadores bibliométricos, Avaliação, Bases de dados, Citação.Résumé
As referências bibliográficas podem revelar o perfil da ciência publicada, oferecendo importantes informações sobre a história de uma revista. Ao identificar o impacto dos diferentes tipos de documentos citados por cinco revistas científicas de áreas diversas, constatou-se que o livro é consideravelmente mais citado numa revista de Ciências Sociais Aplicadas, enquanto a área de Saúde Coletiva faz uso deste tipo de documento em proporções equiparáveis com os artigos científicos. Nas revistas de Física e Medicina as citações a revistas internacionais são muito mais prevalentes. E na revista de Veterinária e de Ciência da Informação, destacam-se os anais e teses. Estas constatações são importantes para entender as culturas de comunicação científica das áreas, o que pôde ser observado também ao analisar, tanto as classificações das revistas no Qualis, quanto os critérios constantes dos documentos de área. Indicadores bibliométricos não restritos a um índice são capazes de oferecer parâmetros para cooperar na definição de critérios para avaliação da produção científica brasileira, segundo as características das diferentes áreas do conhecimento.
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.