Os autores e o repositório científico – estudo de caso

Auteurs

  • Maria Eduarda Pereira Rodrigues Instituto Politécnico de Castelo Branco – Escola Superior Agrária/Escola Superior de Artes Aplicadas, Castelo Branco, Portugal
  • Antonio Manuel Moitinho Nogueira Rodrigues Instituto Politécnico de Castelo Branco – Escola Superior Agrária/ CERNAS, Castelo Branco, Portugal

DOI :

https://doi.org/10.3395/reciis.v8i2.619

Mots-clés :

Repositório Científico, Autoria, Acesso Aberto, Fortalecimento Institucional, Política Organizacional, Armazenamento e Recuperação da Informação.

Résumé

Com o objetivo de compreender a relação entre os docentes/investigadores e o repositório científico, elaborou-se um estudo ba ­ seado num inquérito por questionário para docentes/investigadores de uma instituição de ensino superior. As questões incidiram sobre o Movimento de Acesso Livre ao Conhecimento Científico, o conhecimento do repositório institucional e da Política de Depósito de Documentos no repositório, a predisposição para a participação e a utilização do repositório na docência. Os resultados foram tratados com o programa SPSS. Foram obtidas 94 (19%) respostas válidas, onde verificou-se que os docentes/investigadores conhecem o repositório e atribuem-lhe muita importância. Os impactos institucionais identificados foram imagem, visibilidade e reputação. Os impactos individuais identificados foram reputação científica, reconhecimento pelos pares e aumento das citações. Obtiveram-se os seguintes resultados: 66% dos respondentes indicaram utilizar o repositório, sobretudo, para pesquisa científica; 80,9% dos docentes/investigadores recomendam aos estudantes o uso do repositório; 69,1% dos respondentes possuem documentos no repositório; o depósito mediado é o mais utilizado; 87,2% dos respondentes referiram continuar a depositar no repositório; e 66% conhecem a Política de Depósito de Documentos no repositório, mas 68% desconhecem a obrigatoriedade de depositar lá seus documentos. Os resultados denotam bom nível de aceitação e reconhecimento do repositório, mas devem continuar a ser desenvolvidas atividades de divulgação e formação.

 

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Publiée

2014-06-30

Comment citer

Rodrigues, M. E. P., & Rodrigues, A. M. M. N. (2014). Os autores e o repositório científico – estudo de caso. Revue De La Communication, De l’Information Et De l’Innovation En Santé, 8(2). https://doi.org/10.3395/reciis.v8i2.619