Do acesso livre à ciência aberta: conceitos e implicações na comunicação científica

Auteurs

  • Lena Vania Ribeiro Pinheiro Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, RJ, Brasil

DOI :

https://doi.org/10.3395/reciis.v8i2.629

Mots-clés :

Acesso livre, Informação científica, Ciência aberta, Comunicação científica, Políticas de informação, Curadoria digital.

Résumé

Abordagem conceitual de acesso livre à informação científica e de ciência aberta, e análise das implicações desses dois fenômenos na comunicação científica. São enfatizados os benefícios tanto para cientistas e pesquisadores quanto para usuários de modo geral. No caso dos primeiros, expressos pela autonomia frente aos editores, mais visibilidade à sua produção científica e aumen ­ to de citações de suas pesquisas. Para a comunidade científica, na forma de amplo acesso à literatura da ciência e tecnologia, sem custos ou restrições. A terminologia estudada abrange, além dos dois termos centrais – via verde e via dourada – autoarquivamento, dados científicos, curadoria digital, publicações ampliadas, entre outros. No plano político, são mencionados alguns manifestos internacionais e o brasileiro, do Ibict, cujas ações de apoio e estímulo ao acesso livre à informação científica são des ­ critas e configuradas como espaços de discussão e de produção de pesquisa sobre essas questões. No novo paradigma, os limites ou fronteiras entre o conhecimento gerado na área de ciência e tecnologia e aqueles que precisam desse saber construído em pesquisas são ultrapassados e se tornam ilimitados.

 

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Publiée

2014-06-30

Comment citer

Pinheiro, L. V. R. (2014). Do acesso livre à ciência aberta: conceitos e implicações na comunicação científica. Revue De La Communication, De l’Information Et De l’Innovation En Santé, 8(2). https://doi.org/10.3395/reciis.v8i2.629