Desenvolvimento e governação local: cidadania dimensões para a saúde
DOI :
https://doi.org/10.3395/reciis.v6i4.707Mots-clés :
Desenvolvimento local, A participação dos cidadãos, Ética, Organizações de saúde, Igualdade na saúde.Résumé
O artigo apresenta uma reflexão sobre a construção da saúde pública a partir de diferentes aspectos, concluindo a necessidade ética, econômica, cultural e ecológica implica a existência de cidadãos e não os consumidores de saúde, repensado sistemas e mecanismos de participação e organização a participação do usuário no sector da saúde. Capital, empoderamento, auto-cuidado e auto-gestão, dimensão mais territorial e desenvolvimento local, com a governação, ética do cuidado e redes são temas em que toma eclectically esta reflexão. Desenvolver redes de cuidados de saúde envolve sinergias através de instrumentos de coordenação sem hierarquia (heterarquia) entre os nós da rede, guiado pelas exigências decorrentes do território. Reivindicações territoriais pesquisadas exigir combinando aspectos econômicos, culturais e ambientais, tornando as políticas econômicas conjuntas com as políticas sociais. A noção de rede propõe uma re-interpretação da relação entre Estado e sociedade, porque a demanda auto-organização e auto-regulação nas instituições e organizações regionais, com o intercâmbio de recursos vinculados à experiência dos atores e recursos políticos, relacionada com a posição atores do sistema político.Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.