Livro D’Ouro do Povo - O Sistema Médico de Raspail em Portugal no Século XIX
DOI :
https://doi.org/10.3395/reciis.v5i4.767Mots-clés :
Sociologia, Saúde, Século XIX, História, Modelos Terapêuticos, RaspailRésumé
Este artigo pretende apresentar o sistema ou método de Raspail, uma terapêutica em voga em meados do Século XIX em Portugal, que se apresentava como alternativo às práticas terapêuticas oficiais, oferecendo um manual prático e acessível a todas as pessoas. Numa época em que a arte de curar oscilava entre as concepções dominantes que já vinham de períodos históricos anteriores e a Medicina Experimental, esse método entrou na casa e na vida dos portugueses, contribuindo para uma alternativa à ineficácia da assistência prestada pela Medicina e Farmácia clássicas. A sua utilização foi assimilada no cotidiano e chega aos dias de hoje assumindo múltiplas formas e processos de orientação das práticas terapêuticas classificadas como saberes tradicionais. Recorrendo a fontes históricas, pretendemos analisar a sua importância, descrever e compreender o seu alcance enquanto instrumento heurístico de discussão da saúde e da doença no Século XIX.
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.