Comissão Rondon e a representação da identidade Paresí: um diálogo através de fotografias

Auteurs

  • Luciana Alves Barbio Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

DOI :

https://doi.org/10.3395/reciis.v5i2.778

Mots-clés :

Identidade, Fotografia, Sociedades Indígenas, Representação, Comissão Rondon

Résumé

Este trabalho discute o papel da fotografia na construção da identidade da sociedade indígena Paresí. Através do discurso sobre um período histórico considerado ideal pelos indígenas – a Comissão Rondon – a pesquisa contrapõe a visão oficial do projeto ao discurso Paresí sobre o tema. A memória sobre Rondon é usada para apresentar as questões atuais do grupo. A fotografia constitui um importante suporte à história de diferentes grupos. Entre os Paresí, desempenha um papel ligando a história à memória, construindo a base para a transmissão do conhecimento não somente entre os indígenas, mas também para membros de outras sociedades indígenas e não-indígenas.

Palavras-chave: Identidade; Fotografia; Sociedades Indígenas; Representação; Comissão Rondon

Biographie de l'auteur

Luciana Alves Barbio, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Mestre em Sociologia e Antropologia / UFRJ, especialista em Fotografia como instrumento de pesquisa  nas Ciências Sociais / UCAM e atualmente trabalha como assistente de pesquisa no ICICT / FIOCRUZ.

Comment citer

Barbio, L. A. (2011). Comissão Rondon e a representação da identidade Paresí: um diálogo através de fotografias. Revue De La Communication, De l’Information Et De l’Innovation En Santé, 5(2). https://doi.org/10.3395/reciis.v5i2.778

Numéro

Rubrique

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