Nascer no Brasil: o retrato do nascimento na voz das mulheres
DOI :
https://doi.org/10.29397/reciis.v9i2.978Mots-clés :
Saúde Materno-Infantil, Intervenções obstétricas, Parto, Cesárea, Violência Obstétrica, Inquérito, Brasil, Divulgação científica, Resenha, FilmeRésumé
Nascer no Brasil conta a história de mulheres que enfrentam constrangimentos, em diferentes situações de parto, experimentando sentimentos de não acolhimento e de negligência em diversos hospitais e maternidades. Todas são protagonistas com suas histórias de expectativas, esperanças, alegria com o nascimento do bebê e, paradoxalmente, de sofrimento, sentimento de abandono, violência, incluindo a prevalência da intervenção desnecessária de procedimentos técnicos sobre a naturalidade da vida. O vídeo baseou-se na pesquisa Nascer no Brasil: Inquérito nacional sobre parto e nascimento, que envolveu pesquisadores de várias instituições científicas do país, sob a coordenação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ele integra a série Nascer no Brasil que, como importante veículo audiovisual de divulgação científica, contribui para sensibilizar e informar os profissionais de saúde e o público em geral sobre os fatores fundamentais que devem ser considerados no acompanhamento dos partos.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.