Panorama do uso de marcas pelos grandes laboratórios farmacêuticos multinacionais no mercado brasileiro

Autores

  • Patrícia Pereira Peralta Tecnologista em Propriedade Industrial do Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Docente do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Inovação do Instituto Nacional da Propriedade Industrial
  • Elizabeth Ferreira da Silva Pesquisadora em Propriedade Industrial do Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Docente do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Inovação do Instituto Nacional da Propriedade Industrial
  • Iolanda Margherita Fierro Especialista Senior em Propriedade Intelectual do Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Docente do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Inovação do Instituto Nacional da Propriedade Industrial
  • Dirceu Yoshikazu Teruya Pesquisador em Propriedade Industrial do Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Docente do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Inovação do Instituto Nacional da Propriedade Industrial

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v8i1.487

Palavras-chave:

Propriedade Intelectual de Produtos e Processos Farmacêuticos, Indústria Farmacêutica

Resumo

A marca é um dos ativos de maior valor para as empresas, sendo protegida por meio dos direitos de propriedade industrial. No setor farmacêutico, a literatura aponta a relevância da marca nas estratégias de fidelização dos clientes, diante da introdução de novos fármacos no mercado e da expiração do prazo de proteção das patentes. Entretanto, ainda são poucos os estudos sobre a atuação desse ativo, neste ou em outros setores. Este artigo tem como objetivo mapear o uso da marca, no mercado brasileiro, por empresas multinacionais do setor farmacêutico, a partir de informações obtidas na base de depósitos de marcas do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Os resultados obtidos mostram a pouca utilização do conjunto de dados referentes ao depósito de marca e ressaltam a relevância dessa base para gerar informação, ferramenta que pode ser utilizada pelas empresas para aumentar sua competitividade.

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Como Citar

Peralta, P. P., Silva, E. F. da, Fierro, I. M., & Teruya, D. Y. (2014). Panorama do uso de marcas pelos grandes laboratórios farmacêuticos multinacionais no mercado brasileiro. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 8(1). https://doi.org/10.3395/reciis.v8i1.487

Edição

Seção

Artigos originais